Se você está de dieta ou simplesmente desfruta de um estilo de vida saudável, provavelmente sabe que a pressão dos colegas para comer alimentos que não são bons para você é uma parte importante de sua vida. Se você está preocupado com a comida que entra na sua boca, não se preocupe – existem maneiras de superar a pressão dos colegas. Basta um pouco de conhecimento para tirar as pessoas das suas costas!
As festas são uma importante fonte de pressão dos colegas, especialmente com o álcool. No entanto, lembre-se de que o álcool contém centenas de calorias vazias em apenas uma bebida. Quando você vai a uma festa, as pessoas podem estar pressionando você para tomar uma bebida e relaxar, e pode ser difícil dizer não quando elas estão constantemente tentando convencê-lo. Em vez disso, ofereça-se para dirigir até um bar. Dessa forma, você é o motorista designado, então as pessoas não vão querer que você beba e, de fato, provavelmente comprarão suas águas e talvez até ajudando a pagar sua gasolina. É uma situação ganha-ganha para todos.
Outro momento em que você pode se sentir pressionado a comer é no trabalho, quando o chefe pede o almoço para todos em uma reunião ou quando você precisa visitar um cliente. Em vez de ceder à tentação, simplesmente recuse educadamente a comida, informando seu chefe com antecedência ou peça uma refeição saudável e divida a porção ao meio para que você também faça uma refeição para o almoço de amanhã.
Chás de bebê, casamentos, festas de aniversário e outros eventos especiais também podem causar estragos em sua dieta, mesmo que você seja bom em resistir à tentação por conta própria. Quando alguém lhe entrega um pedaço de bolo e não aceita um não como resposta, pode ser difícil saber o que dizer! Aqui, pequenas mentiras brancas podem ser apropriadas.
Por exemplo, dizer que seu estômago estava com dor no início do dia convencerá uma pessoa de que você não quer comer no momento ou fingir que tem alergia a chocolate fará com que as pessoas permitam que você aproveite a festa sem problemas em torno da comida.
Lembre-se, no entanto, de que, embora recusar alimentos ruins seja bom, você deve comer alimentos bons. Se você não fizer isso, hábitos alimentares perigosos e distúrbios podem se desenvolver, o que dará a você, seus amigos e seu médico um motivo real para se preocupar. Não há problema em dizer não à pressão dos colegas, mas não diga não à comida em geral!
Redação: FANTÁSTICA Editora Científica
Tradução e revisão: Mauro Anastácio Pedroso Mendes