A gordura do estômago é mais perigosa do que outras gorduras em seu corpo e pode realmente matá-lo? Pode levar a doenças e enfermidades à medida que você envelhece? Perguntas muito válidas e alarmantes com certeza, mas é melhor lidar com isso agora, em vez de esperar até que seja tarde demais!
Em sua busca para perder peso e se livrar de sua própria gordura da barriga pouco atraente, você pode ter uma tendência a observar e notar outras pessoas com excesso de peso. Talvez seja porque você pode simpatizar com como eles estão se sentindo e com a aparência deles – cansados!
Mesmo o ato de caminhar é um esforço monumental, especialmente nos meses de verão do ano, quando o calor funciona para drenar um corpo.
Sentado em seu carro no supermercado, você pode estudar as pessoas. Comece a prestar atenção em quantas pessoas na multidão estão acima do peso versus aquelas que não estão. Os números vão te chocar.
Nem meça quantos estão um pouco acima do peso, mas conte quantos estão visivelmente acima do peso. Haverá homens, mulheres e algumas crianças que estão carregando excesso de gordura na barriga. Algumas pessoas vão tirar sarro deles, também.
A gordura da barriga tem alguns apelidos. Barriga de gelatina. Topo de muffins. Pneu reserva. Santa Barriga. Barriga de cerveja. Ouvimos os termos depreciativos e sabemos exatamente o que eles significam. Às vezes, tentamos dar nomes mais gentis e gentis à gordura da barriga.
Alguns médicos até se referem à gordura da barriga como o formato de maçã, o que não soa tão ruim assim. Mas, seja um rótulo depreciativo ou mais suave, todos eles significam a mesma coisa – muita gordura no meio do corpo que se destaca visivelmente ou cai sobre nossos cintos.
Para muitos de nós, ganhar esse pneu sobressalente não é intencional. Existem muitos fatores que se acumulam no corpo à medida que envelhecemos. Em um minuto parece que temos vinte anos e em forma e no próximo… nem tanto.
Ficamos ocupados. Em alguns casos, estamos sobrecarregados com responsabilidades. Nossa saúde é empurrada para o final da lista de tarefas.
Há um comercial de uma seguradora de carro que diz: “A vida chega rápido” e geralmente mostra alguém que acabou de se envolver em um acidente de carro. Como a vida chega a todos nós rapidamente e não apenas quando se trata de dirigir, é fácil ser bombardeado por todos os lados pelas circunstâncias da vida.
Muitas pessoas não são verdadeiras glutões – alguém que vai comer demais ou beber demais só porque, quando se trata de exagerar, geralmente há uma razão por trás disso e essa razão pode ser válida – até compreensível.
Na faculdade, quando há a pressão de estudar para as provas, tentar pagar as mensalidades e manter uma carga horária pesada, a boa nutrição fica em segundo plano em relação a qualquer comida que seja rápida, barata e possa ser consumida na hora.
Quando você está trabalhando duro ou trabalhando longas horas tentando sobreviver, a exaustão desempenha um papel em ajudá-lo a desenvolver esse peso extra no meio. Você chega em casa exausto e tudo o que quer fazer é pegar algo para devorar e se alimentar na frente da televisão.
A última coisa no mundo que você quer fazer é ir à academia ou dar uma volta no quarteirão. Isso é perfeitamente compreensível. Todos nós encontramos nossas maneiras habituais de tentar lidar com o estresse.
O estresse é conhecido por ajudar no acúmulo de gordura da barriga porque age como um gatilho. Quando estamos estressados, comemos.
Mas o ganho de peso pode ser um ataque furtivo. Um minuto, parecemos bem. Ficamos ocupados, a vida é agitada e a próxima coisa que sabemos, estamos olhando em choque para uma nova foto de nós mesmos. A câmera não mente e é difícil conciliar a gordura da barriga que vemos em filme ou em formato digital com a forma como nos sentimos.
Por dentro, ainda sentimos que nossa aparência é a mesma de sempre, mas por fora, naquele momento de choque, nós e todos os outros vemos como o peso se apoderou de nós.
Gordura através dos tempos
Se você já viu alguma das pinturas feitas por artistas renomados do mundo ao longo da história, pode ter encontrado algumas que mostram pessoas com excesso de peso.
Algumas das pessoas estavam mais do que alguns quilos acima do peso. Na verdade, a gordura da barriga, especialmente nas modelos nuas, era óbvia. No entanto, os corpos das mulheres não eram considerados feios.
Em vez disso, eles foram considerados gordos e visualmente agradáveis aos olhos. Por quê? Porque anos atrás, o excesso de peso era considerado atraente e até saudável. Também significava que você tinha dinheiro para comprar comida, então refletia riquezas também.
Uma mulher com gordura na barriga era considerada uma boa candidata para ter filhos, um homem com gordura na barriga era considerado um bom provedor de sucesso para seus entes queridos. As pessoas eram julgadas ao contrário do que são agora, mas a ciência e a tecnologia médica estão muito longe da era dessas pinturas históricas.
Agora sabemos que não só a gordura da barriga não é atraente, mas, se deixada em paz, pode cortar anos de sua vida útil.
O que exatamente é a gordura da barriga?
Pelo nome científico, a gordura da barriga é conhecida pelo título de gordura visceral. Também é chamada de gordura intra-abdominal. Traduzido, significa que isso é gordura que você carrega em seu abdômen e está profundamente no corpo ao redor de seus órgãos internos.
Se você está pensando que todos os avisos médicos sobre os perigos dessa gordura são principalmente exageros, você não poderia estar mais errado.
Tome como exemplo o que essa gordura faz ao seu fígado. Seu fígado trabalha para transformar essa gordura e essa gordura se torna colesterol no corpo. Também não é do tipo bom. Todos nós sabemos o que o colesterol faz com as artérias.
É a gordura transformada em placa transportada no sangue que gruda nas artérias e no coração, essa placa restringe a quantidade de sangue capaz de fluir. Quando a placa se acumula o suficiente, o sangue não pode passar pela artéria e leva a um ataque cardíaco.
A gordura na verdade tem dois rótulos – visceral e subcutânea. A palavra subcutânea significa abaixo da pele. A gordura subcutânea é a gordura que você pode ver como o que é comumente chamado de celulite. Algumas pessoas se referem à celulite como caroços ou flacidez, mas é tudo a mesma coisa. A gordura subcutânea, embora feia, não é tão perigosa para a saúde de uma pessoa quanto a gordura visceral.
A genética da família desempenha um papel na quantidade de gordura que você carrega? Sim, mas apenas uma pequena parte. Você ainda pode optar por estar no banco do motorista com sua saúde e fazer algo sobre sua gordura da barriga.
“Eu sou um homem – eu posso carregar mais gordura da barriga!”
Na verdade, este é um mito que a maioria dos homens escolhe acreditar. Esse mito é algo que a sociedade criou. Tudo bem que os homens tenham mais gordura na barriga do que as mulheres, não é tão insalubre e não é tão atraente…
Qualquer gordura da barriga que chega ao ponto de estar acima do peso é ruim para você. Ter muita gordura na barriga é uma ameaça à sua saúde, seja você homem ou mulher. A gordura da barriga leva a uma série de problemas que não se limitam simplesmente ao seu gênero.
A gordura da barriga não é apenas algo por aí, forçando você a comprar roupas maiores e cortar outro buraco no cinto. Essa gordura está trabalhando duro para tirar anos de sua vida – tempo longe de seus entes queridos.
Essa gordura em seu abdômen significa que há gordura em torno de seus órgãos internos. Ter gordura em torno de seus órgãos internos se traduz em riscos à saúde e não é uma questão de se isso afetará sua vida, mas quando.
Mesmo carregar dez quilos de gordura na barriga o coloca em uma faixa de maior risco de ataques cardíacos, derrames e diabetes, para citar alguns. Também foi comprovado que a gordura da barriga está ligada à disfunção erétil à medida que os homens envelhecem, o que, por sua vez, pode afetar seus relacionamentos românticos e levar à depressão. O excesso de gordura na barriga é uma das principais causas de morte por ataque cardíaco por causa dos problemas a que está diretamente ligada.
Carregar excesso de gordura na barriga pode não apenas torná-lo suscetível a uma série de condições médicas que podem afetar a maneira como você vive sua vida, mas também pode levar à apneia do sono. A apneia do sono tem sido diretamente ligada à gordura da barriga e essa condição tirou a vida de um atleta famoso há vários anos.
A boa notícia para você, se você é homem, no entanto, é que os homens tendem a se livrar da gordura da barriga mais rápido e mais fácil do que as mulheres. Por quê? Porque o metabolismo do homem é maior que o da mulher.
O que a gordura da barriga significa para as mulheres
Muitas mulheres ganham gordura na barriga, mesmo que ainda sejam jovens. Mas à medida que as mulheres envelhecem, se não forem diligentes com o peso, o ganho de peso que leva à gordura da barriga pode desacelerar tudo – especialmente o metabolismo.
Assim como os homens, quando uma mulher carrega gordura na barriga, suas chances de ter um derrame, ataque cardíaco ou diabetes se tornam maiores. O diabetes, especialmente o tipo II, se desenvolve porque o pâncreas não consegue produzir a insulina que o corpo precisa para funcionar adequadamente.
Houve muitos estudos feitos pelas principais universidades médicas provando que a gordura da barriga e o diabetes andam de mãos dadas.
Existem outros riscos de saúde específicos de gênero para as mulheres que podem ser ainda mais perigosos do que o risco de diabetes. A gordura da barriga também é fundamental para ajudar a causar os chamados cânceres femininos.
Um estudo científico vinculou a gordura visceral com as chances de desenvolver câncer de mama como um grande aumento. Então, quando uma mulher carrega a gordura da barriga, isso não significa simplesmente que ela não ficará bem quando chegar a hora de ir à praia durante o verão.
Diz-se, também, que a gordura da barriga aumenta as possibilidades de uma mulher ser diagnosticada com câncer de ovário, um dos cânceres silenciosos. Livrar-se do excesso de gordura da barriga reduz o risco geral desses cânceres.
Quando você não está carregando excesso de gordura na barriga, você se sente melhor consigo mesmo, parece melhor e comprar roupas que se encaixam é certamente muito mais fácil. Mas o apelo externo de lado, é muito arriscado ser uma mulher com muita gordura na barriga. A gordura ao redor do seu abdômen não fica apenas paralisada. É difícil liberar hormônios que desencadeiam uma resposta à fome – mesmo que você não sinta fome.
Adolescentes e gordura da barriga
Mesmo os adolescentes são suscetíveis aos riscos à saúde envolvidos com a gordura da barriga. Nos últimos dez anos, a gordura da barriga entre os jovens aumentou mais de cinquenta por cento. Essa é uma taxa surpreendente e rápida.
Ao carregar muita gordura corporal, os adolescentes podem desenvolver diabetes tipo II e, hoje, os médicos estão vendo muito mais casos desse tipo de diabetes em adolescentes do que no passado. Mesmo que um adolescente com gordura na barriga não desenvolva diabetes, eles aumentam o risco de sérias complicações de saúde quando chegam aos quarenta anos.
Já é difícil ser adolescente hoje. Antes de atingir a meia-idade, os adolescentes experimentam todo tipo de angústia comum entre as pessoas de sua idade. Quando a gordura da barriga se torna aparente, ela funciona para diminuir sua autoestima e pode roubá-los do que deveria ser alguns dos momentos mais maravilhosos e formativos de suas vidas.
“Sou uma pessoa magra, então não preciso me preocupar com a gordura da barriga!”
Errado. Você não está imune à destruição que a gordura da barriga pode causar em seu corpo. Ser magro não exclui uma pessoa de carregar gordura visceral perigosa. Os pesquisadores agora estão começando a perceber que a gordura visceral não discrimina nenhum tipo de corpo.
Embora não seja tão óbvio em uma pessoa magra quanto em pessoas cuja barriga se destaca visivelmente, é tão ruim, se não mais, por causa da maneira como a sociedade assume que pessoas mais magras automaticamente têm um nível de gordura saudável.
É esse tipo de pensamento que leva a riscos não diagnosticados ou negligenciados para pessoas magras. Se você não tem gordura da barriga a ponto de poder ser vista, como saber se precisa se preocupar com a gordura visceral? Existem testes que podem dizer quanto do seu corpo é composto por esse tipo de gordura.
O exterior versus o interior
Mesmo que deixemos todos os problemas e preocupações de saúde de lado, se os tirarmos da mesa e por algum aceno de varinha pudermos dizer que a gordura da barriga não causa nenhum dano ao corpo, ainda há o apelo visual. Ou no caso da gordura da barriga, o visual desinteressante.
Quando nossa barriga se projeta sobre o cós do nosso jeans, não há nada de atraente nisso para os outros e, embora não devesse ser o caso, a verdade é que somos julgados pela nossa aparência.
Somos julgados em ambientes sociais entre nossos pares, no local de trabalho com colegas e se procuramos emprego, pessoas com barrigas maiores são contratadas com menos frequência do que aquelas que estão fisicamente aptas.
Há também estudos que provam que pessoas em forma são promovidas com mais frequência do que seus colegas de trabalho mais pesados. Não, não é justo e não é certo (para não dizer ilegal), mas é assim que a sociedade é.
Pior do que a imagem pouco atraente que uma barriga saliente apresenta para qualquer outra pessoa em nosso círculo, é a maneira como ela pode nos fazer ver a nós mesmos. Nos sentimos feios por dentro com base no que o espelho nos diz do lado de fora.
Nosso crítico interior tem um dia de campo quando nos olhamos em um espelho de corpo inteiro, de lado com a barriga na frente e no centro. Quando experimentamos roupas e temos que seguir a rota da BBC (comprar roupas maiores), isso pode nos fazer sentir desanimados ou enojados com a aparência da nossa barriga.
Você já tentou encontrar roupas que lisonjeiem um corpo quando você tem uma barriga maior? Também não são atraentes.
Esse desgosto ou desânimo que sentimos ao tentar encontrar roupas pode levar a mais excessos, o que pode levar a nos bater ainda mais emocionalmente, o que leva a comer demais… entendeu?
Torna-se um ciclo, mas não precisa ser um ciclo que não podemos quebrar.
Quanto é muito?
Você pode medir o quanto é demais usando uma fita métrica ao redor do centro de sua barriga. Para um homem, se sua barriga mede mais de 101,6 cm quando você usa uma fita métrica ao redor, então é muita gordura para você ter.
Se você é uma mulher e sua barriga mede mais de 88,9 cm, é hora de fazer algo a respeito. Seja você homem, mulher, pessoa magra ou obesa, baby boomer ou adolescente, a gordura da barriga não é segura para ficar por perto.
Faça alguma coisa sobre isso.
Não procrastine.
Sua vida é muito importante.
Redação: FANTÁSTICA Editora Científica
Tradução e revisão: Mauro Anastácio Pedroso Mendes