Pular para o conteúdo

Vale a pena investir em alimentos orgânicos?

Quando você vai ao supermercado, comprar produtos como ovos, carne, peixe, leite e produtos hortícolas pode ser muito complicado. Placas são postadas em todos os lugares rotulando os alimentos como naturais, orgânicos e várias outras coisas – mas qual é a diferença, realmente? Aprender o que significam nomes específicos pode ajudá-lo a decidir se você deve desembolsar dinheiro extra em um produto dele é simplesmente uma jogada de marketing.

Natural é um turno associado a uma série de frutas e produtos hortícolas. Normalmente, isso é uma simples jogada de marketing para convencê-lo a comprar o produto. Afinal, todas as frutas e vegetais são naturais, certo? A menos que seja um novo tipo de alimento desenvolvido e processado, o produto é natural. O que você realmente quer é orgânico. Os alimentos orgânicos são cultivados sem pesticidas e fertilizantes químicos. Existem dois benefícios principais para os alimentos orgânicos.

Primeiro, você está ajudando o meio ambiente porque esses produtos químicos não estão sendo introduzidos na natureza. Em segundo lugar, você está evitando ingerir produtos químicos e, portanto, são alimentos mais saudáveis. No entanto, os produtos orgânicos costumam ser mais caros. Se você estiver com orçamento limitado, pule frutas e vegetais orgânicos que você pode descascar, como laranjas e bananas.

Afinal, depois de descartar a casca, você também descartou os produtos químicos. Em vez disso, opte por itens orgânicos como maçãs, onde você come a casca. Não importa o que você compre, no entanto, certifique-se de enxaguar a comida quando chegar em casa.

Outro rótulo complicado que você verá é “sem hormônios”. Isso geralmente é em relação ao leite ou produtos de carne e é falso, já que todos os animais produzem hormônios naturalmente. Os hormônios são o que ajuda um animal (mesmo um humano) a regular os órgãos do corpo, ter filhotes e outras funções. Todos os produtos de carne têm hormônios.

O que os rótulos realmente significam é que nenhum hormônio foi administrado de forma não natural ao animal, o que às vezes é feito para aumentar a produção de leite. Independentemente dos hormônios, no entanto, o leite e a carne são seguros para uma pessoa e não uma violação dos direitos de um animal.

Por fim, uma etiqueta nos ovos e na carne pode indicar se o animal foi enjaulado ou encurralado. Isso não faz diferença na qualidade ou valor nutricional da carne, mas é simplesmente uma questão de direitos dos animais. Esses produtos podem ser um pouco mais caros, mas se você quiser tomar decisões humanas, esse é o caminho a seguir.

Ler o rótulo e fazer escolhas saudáveis às vezes pode ser difícil, mas aprender como fazer isso pode ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para sua dieta.

 

Redação: FANTÁSTICA Editora Científica

Tradução e revisão: Mauro Anastácio Pedroso Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *